quarta-feira, 11 de junho de 2014

A Guerra dos Pelados (1971)

Olá!!!!

A dica dessa semana está diretamente conectada com a expansão da linha ferroviária no Brasil. O filme "A Guerra dos Pelados" de 1971, retrata o conflito armado que opôs o governo (federal e estadual) e sertanejos que viviam na região disputada pelos estados de Santa Catarina e do Paraná entre os anos de 1912-1916. No início do século XX, a presença de capital estrangeiro dominava a instalação, administração e funcionamento das ferrovias brasileiras. Um dos motivos o qual resultou na guerra está relacionado a atuação da Brazil Railway Company responsável pela construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande e a instalação da Southern Brazil Lumber & Colonization Company para a exploração comercial madeireira e para a colonização dessas terras. Esses empreendimentos causaram enormes impactos no cotidiano da população local, entre os quais podemos citar a desapropriação de terras, a expulsão de moradores de seus locais de origem e as mudanças nas relações de trabalho. Outro agravante foi o enorme contingente de desempregados que se fixaram na região após o final de algumas obras. Abaixo a sinopse e link do trailer do filme:

A Guerra dos Pelados (1971) Brasília: Planejamento urbano (1964)
Longa-metragem
Direção: Sylvio Back
Sinopse:
Durante a campanha do Contestado, sangrento conflito de fronteiras que tumultua o interior catarinense - de 1912 a 1916, a concessão de vasta extensão de terras a uma companhia ferroviária desaloja os posseiros que, formando um exército, se lançam em luta contra os donos das terras.
Fonte: http://cpdoc.fgv.br/contestado/filmografia

terça-feira, 3 de junho de 2014

Dica de Filme - "El ultimo Tren"

Olá!!!

    A partir dessa semana o blog do Museu do Trem irá divulgar dicas de filmes, séries e livros relacionados a temática do Trem ligada ao patrimônio histórico cultural. A primeira dica é do filme uruguaio de 2002, "El ultimo Tren", segue abaixo a sinopse e o link do trailer da película. Vale a pena conferir!!!

SINOPSE: El último tren relata, em 93 minutos, a intenção de um poderoso estúdio de Hollywood de negociar a compra de uma histórica locomotiva do século 19, para ser usada em um filme. Ainda que a notícia seja motivo de orgulho para muitos uruguaios, não tem a mesma acolhida entre os veteranos membros da Associação Amigos dos Ferroviários, composta por idosos, ex-funcionários da antiga empresa estatal de trens. Decididos a boicotar a transferência da locomotiva para os Estados Unidos, três deles e uma criança empreendem uma louca aventura sob o lema: “Patrimônio não se vende”. Assim, sequestram a máquina e recorrem as abandonadas vias do interior do país, perseguidos pelas autoridades. A escapada do grupo no trem mostra a vibrante paisagem do Uruguai e seu variado clima, revelando muitas cidades abandonadas daquele pequeno país.

link do trailer: 
https://www.youtube.com/watch?v=PT8KQamtGkI

Fonte: cinedica.com.br